• Giro Retrô

De volta para o Futuro completa 35 anos

Atualizado: Mai 30

Trilogia continua sendo uma das mais desejadas para continuação

De volta para o Futuro 1985

Há 35 anos, no dia 3 de julho de 1985, chegava às telonas americanas (em 1200 salas para sermos mais exatos), o filme De Volta para o Futuro, o primeiro de uma trilogia de muito sucesso que está na lista dos grandes filmes dos anos 80. Com direção de Robert Zemeckis (o mesmo diretor de Ghost – Do Outro Lado da Vida) é estrelado por Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Crispin Glover e Thomas F. Wilson.

O longa conta a história do adolescente Marty McFly (Michael J. Fox), que viaja no tempo até 1955. Lá, ele conhece seus futuros pais no colégio e para completar a aventura, sua futura mãe se interessa por ele. Para resolver a situação, Marty conta com a ajuda do Dr. Ermett Brown (Christopher Lloyd) para encontrar uma maneira de voltar para 1985.

O filme foi considerado o maior sucesso do ano e arrecadou mais de 380 milhões de dólares nas bilheterias, além de ter levado muitos prêmios e indicações e ser inspiração para jogos, brinquedos, peças musicais e desenhos.

Em 1989 e 1990 estrearam as duas continuações de De Volta para o Futuro e até hoje, principalmente quando outros filmes famosos ganham novas versões, os fãs suspiram sonhando com uma continuação dessa história que encanta até hoje. Afinal, quem não gostaria de dar um pulinho no passado e no futuro?


De volta para o Futuro 1985

Tinha que ser ele!


Michael J. Fox tinha 24 anos quando interpretou o adolescente Marty e desde o início do projeto era a primeira opção para viver o adolescente protagonista. Como ele já estava comprometido com outro projeto outros atores participaram do processo seletivo, mas não teve jeito e o papel acabou sendo dele mesmo, meses depois. Bingo! E o sucesso foi total.


Trilha que arrepia!


A trilha sonora é uma atração à parte. A música de abertura (marcante desde os primeiros acordes) foi composta por Alan Silvestri e sempre aparece durante as viagens no tempo e em outras cenas de ação. Na verdade, toda a trilha sonora da trilogia é criação dele, que é um grande parceiro de Zemeckis. A música “The Power of Love”, interpretada por Huey Lewis and the News, também tornou-se memorável.

Em 2009, uma edição remasterizada com algumas versões não utilizadas foi lançada pela Intrada Records.


Será que aconteceu?


Ícone da cultura pop, De Volta para o Futuro levou aos anos 80 elementos imaginários do que então seria o futuro. Eis que chegamos em 2020, 35 anos depois, com a tecnologia cada vez mais avançada e um tanto desafiadora.

Durante o filme, os diretores usaram e abusaram da imaginação, mas será que as “previsões” foram realizadas? Vamos conferir!



1 – Ligação por Vídeo


Em tempos de pandemia, distanciamento social e home office, nunca as chamadas por vídeo foram tão requisitadas. Até quem não curtia muito falar ou se ver nos vídeos, teve que se habituar na marra. Marty McFly já sabia como funcionava, afinal, foi demitido via chamada de vídeo, lembra? (Esperamos que isso não tenha acontecido com você...)


2 – Biometria


Para entrar em casa, o Marty do futuro usa a tecnologia para entrar em casa. Bom, aqui no condomínio onde a pessoa que vos escreve mora, não é diferente. Sem impressão digital, nada de entrar! O mesmo acontece em muitas empresas e hoje, muito popular, também é o acesso digital às funcionalidades do celular. Então, nada de machucar o dedo, senão...


3 – Casa inteligente


Vocês lembram dos fornos controlados pelo computador quando Marty volta para o futuro? Hoje temos muito mais que isso controlado por inteligência artificial e com acesso direto via celular. Acender a luz, ligar o aspirador de pó na hora desejada, são apenas alguns dos exemplos.


4 – TVs de tela plana


Alguém ainda tem uma TV com tubo por aí?


5 – Carros voadores


Ainda não é uma realidade, mas só por enquanto... Isso, porque a Hyundai já está trabalhando, em parceria com a Uber, no desenvolvimento de um protótipo capaz de alcançar a velocidade máxima de até 290 km/hora e voar entre 300 e 600 metros de altitude. Wow!

Coleção "De Volta para o Futuro"

O reencontro


Durante a quarentena, os astros do elenco se reuniram online (olha a videoconferência novamente!) e sacudiu a internet. Lindas lembranças vieram à tona para alegria dos milhares de fãs espalhados pelo mundo todo.


Para ver e rever


O Studio Universal vai exibir a trilogia nessa data e a Netflix já disponibilizou no catálogo. Também é possível alugar ou comprar o filme no YouTube. Mas se você é como a gente que ainda curte um bom DVD (alguém por aí ainda tem vídeo cassete?), vamos curtir nossa trilogia com direito a cenas extras e celebrar esse filme que marcou nossa infância e adolescência.


Mas antes, confira as playlists especiais que criamos para celebrar a data em nossos canais no YouTube e no Spotify.